quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Como Eu Quero - Leoni e Paula Toller - 1983






Diz prá eu ficar muda
Faz cara de mistério
Tira essa bermuda
Que eu quero você sério...
Tramas do sucesso
Mundo particular
Solos de guitarra
Não vão me conquistar...
Uh! eu quero você
Como eu quero!
Uh! eu quero você
Como eu quero!
O que você precisa
É de um retoque total
Vou transformar o seu rascunho
Em arte final...
Agora não tem jeito
Cê tá numa cilada
Cada um por si
Você por mim e mais nada...
Uh! eu quero você...
Longe do meu domínio
Cê vai de mal a pior
Vem que eu te ensino
Como ser bem melhor...
Longe do meu domínio
Cê vai de mal a pior
Vem que eu te ensino
Como ser bem melhor...
Uh! eu quero você...
 
Como eu quero, composta por Leoni e Paula Toller é a primeira faixa do Lado 2 do primeiro LP do Kid Abelha: Seu Espião, lançado em 1984. O LP é recheado de sucessos que, até hoje, quase 30 anos depois, está na ponta da língua de todo mundo, como: Fixação, Porque Não Eu? e Pintura Íntima.



Durante a produção do álbum discutia-se qual seria a música de trabalho. A gravadora (Warner Music) insistia para que fosse Alice (Não me escreva aquela carta de amor), mas a banda fincou pé e resolveu trabalhar em cima da música Pintura Íntima.
Pouco antes de fechar o álbum, faltando ainda uma música, Como Eu Quero, que havia sido descartada pelo produtor, foi escolhida para completar o LP, numa decisão pessoal de Leoni e Paula.
Tivemos que bater o pé para entrar ‘Como eu quero’. Faltava uma música e o Liminha foi escutar o que a gente tinha. Na época, a gente achava que balada não tinha nada a ver” PAULA TOLLER
O álbum foi um sucesso e vendeu mais de 150 mil cópias. Alheio a todas as discursões pré-lançamento, o público elegeu sua favorita: Como Eu Quero! A canção figurou no topo da lista das mais pedidas de todas as rádios do país e é, talvez, o maior sucesso da banda até hoje.
Mas porque tanto sucesso? Confesso que não entendo. A melodia é ótima, daquelas que grudam nos ouvidos e, basta ouvir uma vez, para passar o resto do dia com a música na cabeça, mas a letra é um tanto quanto excêntrica.
Na música, que é cantada em primeira pessoa, uma mulher fala para o parceiro de um relacionamento aparentemente recente, ou ainda iniciando, o que ele deve fazer para ser uma pessoa melhor, na sua opinião.
Já na primeira estrofe a mulher diz: “tira essa bermuda, Que eu quero você sério”, ou seja, ela não o quer com um traje despojado, ela o quer sério, de calça, paletó, ou sei lá o que. Essa possessão e desvalorização da personalidade do outro é ratificada de maneira muito clara no refrão da música: “Eu quero você como eu quero”, que poderia muito bem ser completado com “E não do jeito que você é”.
E as investidas contra a personalidade do outro só aumentam. A segunda estrofe já se inicia com uma afirmação muito forte: “O que você precisa é de um retoque total, Vou transformar o seu rascunho em arte final”. Podemos nos perguntar: mas afinal, porque ela está com ele? A meu ver, a única resposta está nesta estrofe, onde o rascunho vai ser transformado em arte final, ele vai ser lapidado, vão ser aparadas as arestas. Isso significa que, apesar de tudo o que diz, ela sabe que tem nas mãos uma joia, mesmo que, de seu ponto de vista, esteja em estado bruto.
Na estrofe final, vemos um misto de possessividade e arrogância: “Longe do meu caminho, ‘Cê’ vai de mal a pior, Vem que eu te ensino, Como ser bem melhor”. O pobre coitado, passivo, que está ouvindo isso de sua parceira, só pode concluir que, na ótica dela, a única maneira dele fazer algo certo é ao lado dela, sob sua tutela e que, quando longe dela, só faz m...
Aí eu me pergunto: Porque o sucesso da música? E não sou o único a me perguntar. O próprio Leoni, em um show aqui em Fortaleza disse: “Eu não sei por que vocês gostam dessa música”. Tenho plena consciência que não é necessário se identificar com a situação retratada em uma música para gostar dela, mas no mínimo deve-se enxergar alguma situação louvável, ou que desperte alguma admiração.
De brinde, o manuscrito de Como Eu Quero, que parece ter sido escrito, inicialmente, no masculino.


15 comentários:

  1. A música tem cunho erótico. Quando ela pede para tirar a bermuda porque quer ele "sério" é ironia.
    Tanto é que, nenhum bla-bla-bla vai conquistá-lá.
    Ela mostra evidentemente ter mais experiência no assunto do que ele. Mas, cheia de desejo, quer exercer seu domínio sobre a relação, que julga potencialmente boa.

    ResponderExcluir
  2. A música tem cunho erótico. Quando ela pede para tirar a bermuda porque quer ele "sério" é ironia.
    Tanto é que, nenhum bla-bla-bla vai conquistá-lá.
    Ela mostra evidentemente ter mais experiência no assunto do que ele. Mas, cheia de desejo, quer exercer seu domínio sobre a relação, que julga potencialmente boa.

    ResponderExcluir
  3. Quando ela fala tira essa bermuda que quer ele sério é porque ela quer ele de calça na bermuda ele não está um homem sério.

    ResponderExcluir
  4. Quando ela fala tira essa bermuda que quer ele sério é porque ela quer ele de calça na bermuda ele não está um homem sério.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Essa letra tem que ser contextualizada no momento histórico da música brasileira.
    Nessa época, havia o Circo Aeroespacial, no Rio de Janeiro, onde estavam sendo descobertas muitas bandas de rock nacional, tais como, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Blitz, Capital Inicial, Biquine Cavadão, etc...

    As bandas iam tocar de bermuda; daí veio o nome "rock de bermuda".
    quando entrava uma banda para tocar havia muita gritaria, algazarra, etc.
    A letra de "Como Eu quero" é uma crítica velada às bandas de rock desta época. (Tão velada que até hoje muita gente pensa que é somente uma declaração entre namorados).

    Ela pede um pouco mais de serenidade e seriedade, mostrando que o "rock de bermuda" precisava amadurecer um pouco, ser um pouco mais sério, etc...
    É uma música até meio pretensiosa porque fala em "transformar o seu rascunho em arte final" e também "longe de meu domínio, você vai de mal a pior...vem que eu te ensino como ser bem melhor".
    Mas ao mesmo tempo é genial porque ela diz tudo isso, como se fosse uma moça falando para o seu namorado (alguém que você quer muito bem, mas precisa ser corrigido para que fique "como eu quero").
    Diz prá eu ficar muda
    Faz cara de mistério
    Tira essa bermuda
    Que eu quero você sério…

    Tramas do sucesso
    Mundo particular
    Solos de guitarra
    Não vão me conquistar…

    Uh! eu quero você
    Como eu quero!
    Uh! eu quero você
    Como eu quero!…

    O que você precisa
    É de um retoque total
    Vou transformar o seu rascunho
    Em arte final…

    Agora não tem jeito
    Cê tá numa cilada
    Cada um por si
    Você por mim e mais nada…

    Uh! eu quero você
    Como eu quero!
    Uh! eu quero você
    Como eu quero!…

    Longe do meu domínio
    Cê vai de mal a pior
    Vem que eu te ensino
    Como ser bem melhor…

    Longe do meu domínio
    Cê vai de mal a pior
    Vem que eu te ensino
    Como ser bem melhor…
    (Bem melhor!)…

    Uh! eu quero você
    Como eu quero!
    Uh! eu quero você
    Como eu quero!…(2x)

    Uh! eu quero você
    Como eu quero!
    Uuuuuuuuuuhhh!
    Uuuuuuuuuuhhh!…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz mais sentido a sua explicação... tem q analisar por completo e baseado na época que foi composta...

      Excluir
    2. Muito boa a sua interpretação Wagner, acredito nisso também.

      Excluir
  6. Já ouvi dizer que ela fez a música para um guitarrista de uma banda que tocou no Rock'n Rio e que ela teve um romance...

    ResponderExcluir
  7. para mim o contexto da música depende da maneira como é cantada, o próprio Leoni a regaravou cantando a música com um contexto de eloquência onde deu a entender que a música se tratava do desejo e a pressa dele em ter a pessoa,

    ResponderExcluir
  8. Eu li em algum site lá fora, que Caetano Veloso compôs "Não Enche" em resposta a essa música do Kid Abelha, eu achei muito interessante se inspirar em algo assim, não apenas para reivindicar a posição do "outro" em questão, mas também Cultura brasileira...Saudações desde Uruguai

    ResponderExcluir
  9. Convido vocês a lerem a análise de "Como eu quero" que postei em meu site.
    https://aguimaelpimentel6.wixsite.com/bardoaguima/comoeuquero

    ResponderExcluir
  10. Havia um refrão original, anterior, dessa música "como eu quero". Consta que era um refrão meio triste que o Liminha não gostou, então eles mudaram e gravaram esse "Uh! eu quero você, como eu quero!" Alguém sabe qual era esse tal refrão original mais triste?

    ResponderExcluir
  11. Acho que a música tem as duas vertentes de interpretações citadas acima: a crítica ao rock nacional da época e a contextualização de uma dominadora sob seu namorado.
    Mas depende mesmo qual era a ideia na cabeça dos compositores no exato momento que eles teciam a música.

    Mas uma coisa é certa...é impossível ouvir a música só uma vez.
    Acho que antes da interpretação da música, a vibe e sinergia que ela nos causa é sem dúvidas o carma principal que a torna tão viciante ouví-la.

    ResponderExcluir